Principais sintomas - Com sintomas similares aos da dengue, a chikungunya também é responsável por febre alta, dores de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupções na pele), conjuntivite e dor nas articulações. Essa última pode ser considerada a característica mais singular da doença, já que as dores podem perdurar por meses depois da transmissão. A boa notícia é o fato de complicações graves serem raras se comparadas às da dengue.
Tratamento - Acompanhado de boa hidratação, analgésicos e antitérmicos são indicados para aliviar os sintomas do paciente. Depois do sumiço da febre, recomenda-se medicamentos específicos e fisioterapia.
Bahia confirma dois casos de chikungunya
Prevenção - Acredita-se que a maior época de expansão desse tipo de doença possa ocorrer entre os meses de janeiro e maio. Então assim como a dengue, é recomendado que a prevenção seja tomada na hora de adotar medidas a fim de não facilitar a proliferação do mosquito transmissor. A diferença, no entanto, é que não existe vacina contra febre chikungunya.
Curta nossa página no Facebook e Twitter .Prevenção - Acredita-se que a maior época de expansão desse tipo de doença possa ocorrer entre os meses de janeiro e maio. Então assim como a dengue, é recomendado que a prevenção seja tomada na hora de adotar medidas a fim de não facilitar a proliferação do mosquito transmissor. A diferença, no entanto, é que não existe vacina contra febre chikungunya.
Fonte: Galileu.
Comentários