Sofia tinha Síndrome de Berdon. Ela recebeu transplante de 5 órgãos, mas não resistiu à parada cardíaca. Sofia havia ficado na UTI por 45 dias depois de contrair um vírus. |
A Síndrome de Berdon é uma doença rara que afeta principalmente meninas e causa problemas nos intestinos, bexiga e estômago. Geralmente, os indivíduos com esta doença não fazem xixi, nem cocô e necessitam ser alimentadas por uma sonda.
As causas da Síndrome de Berdon podem ser problemas genéticos ou hormonais e os sintomas da doença surgem logo após o nascimento das crianças, que incluem alterações da forma e função da bexiga, que é geralmente muito grande, falta de movimentos no intestino que levam a prisão de ventre, intestino grosso pequeno e intestino delgado inchado.
A Síndrome de Berdon não tem cura, porém existem alguns procedimentos cirúrgicos para desobstruir o estômago e intestinos que podem melhorar os sintomas da doença. Porém o transplante multivisceral de todo o sistema gastrointestinal pode ser uma alternativa para aumentar a expectativa e qualidade de vida do paciente com esta síndrome.
Fonte: tuasaude.com
Comentários