Guia de estudo para iniciantes em Farmacologia na área de Enfermagem

A Farmacologia é uma disciplina essencial para a prática de enfermagem. A seguir, apresentamos um guia de estudo simplificado para iniciantes na área de Farmacologia. Iniciando pelo conceito de farmacologia; As divisões da farmacologia (Farmacocinética e Farmacodinâmica) e como elas funcionam; e as Vias de administração.

O que é Farmacologia? 

É a ciência que estuda a ação dos medicamentos no organismo humano, e se divide em duas partes: Farmacocinética e Farmacodinâmica.

Farmacocinética e Farmacodinâmica

Farmacocinética: Estuda o caminho que o medicamento percorre no organismo, desde sua administração até sua eliminação. Nesse caminho inclui as etapas de absorção, distribuição, metabolismo e excreção.

Absorção: Medicamento /fármaco vai da via administrada até a corrente sanguínea.

Distribuição: Medicamento /fármaco sai da corrente sanguínea entrando nas células e tecidos.

Metabolismo: Medicamento /fármaco é transformado no organismo, se tornando mais hidrossolúveis. Esse processo ocorre no fígado, pulmões, pele, rins, sangue, passando por fases.

Excreção: Medicamento /fármaco é eliminado do organismo, tendo a excreção renal como a principal, mas também podem ser eliminados pela excreção biliar e pulmonar.

Esse processo também é conhecido pelo mnemônico: LADME 

(L- liberação, que são as vias de administração; A-absorção; D-distribuição; M-metabolismo; E-excreção)

É importante conhecer essas propriedades farmacocinéticas de um medicamento para entender a sua ação no organismo e como elas produzem o efeito terapêutico.

Para melhor entender esse processo temos de saber as Vias de Administração, pois é através dessas vias que o organismo vai receber a terapia medicamentosa adequada para cada caso. São elas:

Vias Enterais: oral, bucal, sublingual, retal;
Vias Parenterais diretas: intravenosa, intramuscular, subcutânea, intra-arterial, intratecal, peridural;
Parenterais indiretas: cutânea, respiratória, conjuntival, geniturinária.

Farmacodinâmica: Estuda como os medicamentos ou fármacos afetam o corpo humano, quais efeitos essas substancias causam. Inclui a relação entre a dose do medicamento e a resposta biológica. Resumindo, é o que o fármaco/medicação faz com o organismo.

É nessa etapa que o fármaco interage com o receptor; onde o mecanismo de ação faz com que haja os efeitos bioquímicos e fisiológicos, que é o fármaco respondendo a ação pelo qual foi administrado. Os mecanismos de ação passam também por etapas que tem como início o processo farmacocinético (concentração adequada no local de ação) ---> modificação das funções celulares ---> chegando ao local que está o receptor ---> efeito a nível das células ---> efeito final ou terapêutico.

A Farmacologia é uma disciplina importante para a prática de enfermagem. É fundamental entender a diferença entre farmacocinética e farmacodinâmica e conhecer as propriedades farmacocinéticas dos medicamentos. Esperamos que este guia de estudo simplificado tenha sido útil para iniciantes na área de Farmacologia em Enfermagem.

Abaixo temos um pequeno mapa mental de um fármaco conhecido para fixar melhor o conteúdo.


Esperamos que este guia de estudo tenha sido útil para você. Se você gostou do conteúdo, por favor, compartilhe com seus amigos e colegas de estudo para que possamos ajudar mais pessoas a  compreender a Farmacologia na Enfermagem.

Além disso, temos vários outros artigos em nosso blog que podem ser interessantes para você. 

Se você deseja apoiar nosso trabalho, também temos a opção de Pix: enfermagemsimples@gmail.com para receber doações. Seu apoio é muito importante para manter o nosso blog e continuar produzindo conteúdos relevantes para a área da saúde.

Deixe seu comentário abaixo sobre o que achou deste guia de estudo e compartilhe conosco quais são seus principais desafios ao estudar Farmacologia na Enfermagem.

Obrigado pela leitura e apoio!

Comentários