Home care: o que é e como funciona a assistência domiciliar na enfermagem

Home care: o que é e como funciona a assistência domiciliar na enfermagem
Você já ouviu falar em home care? Essa é uma modalidade de atendimento em que o paciente recebe cuidados profissionais de saúde no seu próprio domicílio, evitando assim a internação hospitalar ou reduzindo o tempo de permanência no hospital. O home care pode ser uma opção para pacientes idosos, com doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares, ou com algum tipo de deficiência que dificulte a locomoção.

O home care oferece diversos benefícios para o paciente e sua família, como:

- Maior conforto e segurança ao estar em um ambiente familiar;

- Menor risco de infecção hospitalar e outras complicações relacionadas ao ambiente hospitalar;

- Maior participação e envolvimento da família no cuidado do paciente;

- Maior autonomia e qualidade de vida para o paciente;

- Menor custo em relação à internação hospitalar.

Mas como funciona o home care na prática? Quem são os profissionais envolvidos e quais são as suas atribuições? É isso que vamos explicar neste post!

O papel da enfermagem no home care

A enfermagem é uma das principais profissões que atuam no home care, pois é responsável por prestar assistência direta ao paciente, realizar procedimentos técnicos, monitorar sinais vitais, administrar medicamentos, trocar curativos, orientar a família e outros cuidadores, entre outras atividades.

A equipe de enfermagem no home care é composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, que se revezam em plantões de 12 ou 24 horas na casa do paciente, dependendo da complexidade do caso. Além disso, a equipe de enfermagem também faz parte de uma equipe multiprofissional, que pode incluir médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

O enfermeiro é o líder da equipe de enfermagem e tem como atribuições:

- Realizar o diagnóstico de enfermagem, identificando as necessidades e os problemas de saúde do paciente;

- Planejar os resultados esperados e as intervenções de enfermagem adequadas para cada caso;

- Implementar a assistência de enfermagem, coordenando e supervisionando as atividades dos técnicos de enfermagem e outros profissionais envolvidos;

- Avaliar a evolução do paciente e os resultados obtidos com a assistência de enfermagem;

- Registrar todas as informações pertinentes ao cuidado do paciente em prontuários eletrônicos ou impressos;

- Comunicar-se com a equipe multiprofissional e com a família do paciente sobre o plano de cuidados e as orientações necessárias;

- Participar de reuniões periódicas com a equipe multiprofissional para discutir os casos e definir condutas;

- Capacitar e educar continuamente os técnicos de enfermagem e os cuidadores sobre as boas práticas de cuidado domiciliar.

Home care

O técnico de enfermagem é o profissional que executa as atividades técnicas de enfermagem sob a supervisão do enfermeiro e tem como atribuições:

- Prestar cuidados diretos ao paciente, seguindo as prescrições médicas e de enfermagem;

- Realizar procedimentos técnicos de enfermagem, como coleta de exames laboratoriais, administração de medicamentos por via oral ou parenteral, sondagens vesical e nasogástrica, aspiração traqueal, oxigenoterapia, entre outros;

- Monitorar os sinais vitais do paciente e comunicar ao enfermeiro qualquer alteração;

- Zelar pela higiene, conforto e segurança do paciente;

- Auxiliar o paciente nas atividades de vida diária, como alimentação, banho, higiene pessoal, mobilização e transferência;

- Registrar as atividades realizadas e as observações feitas sobre o paciente em prontuários eletrônicos ou impressos;

- Seguir as normas de biossegurança e prevenção de infecções no ambiente domiciliar;

- Participar de treinamentos e atualizações promovidos pelo enfermeiro ou pela empresa de home care.

Como se pode ver, a enfermagem no home care é uma área que exige dos profissionais competências técnicas, científicas, éticas e humanas, além de uma boa capacidade de comunicação, liderança, trabalho em equipe e adaptação a diferentes contextos. Por outro lado, é uma área que oferece oportunidades de crescimento profissional, satisfação pessoal e reconhecimento social.

Desafios e Oportunidades na Carreira de Enfermagem no Brasil

Se você  é enfermeiro e se interessou por essa modalidade de atendimento e quer se especializar nessa área, existem cursos de pós-graduação em enfermagem domiciliar que podem te qualificar para atuar no home care. Além disso, é importante estar sempre atualizado sobre as novidades e tendências da enfermagem e da saúde em geral.

Esperamos que este post tenha sido útil para você conhecer mais sobre o home care e a enfermagem domiciliar. Compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais e deixe seu comentário abaixo e apoie nosso trabalho com um PIX para enfermagemsimples@gmail.com. Obrigado!

Comentários