Ministério da Saúde anuncia vigilância de nova doença transmitida pelo Aedes aegypti

Reprodução de imagem-

O Ministério da Saúde anunciou, o início da vigilância e do controle no Brasil da febre de chikungunya, uma doença causada por um vírus que, assim como o da dengue, é transmitido pelo Aedes aegypti.

Segundo o governo, foram registrados três casos da doença, nos últimos três meses: dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro, todos em pacientes foram infectados em países da Ásia (Índia e Indonésia). Não há registro de circulação do vírus nas Américas.

A chikungunya é caracterizada, principalmente, pelas dores nas articulações, que podem chegar a um grau crônico que permanece por mais de seis meses. O vírus que causa a chikungunya tem período de incubação de 3 a 7 dias. Cinco dias após o início dos sintomas não há mais possibilidade de transmissão da doença para o mosquito. O tratamento é similar ao da dengue, com o uso de paracetamol, antiinflamatórios e até corticoides.

O coordenador do Programa de Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirmou que não há circulação do vírus nas Américas. A circulação é verificada apenas em países da África e do sudeste asiático. Originária da África, a doença só é transmitida pelo mosquito e registra baixos índices de letalidade (menos de 1%).

De acordo com o governo, após identificados os casos no Brasil, foram tomadas medidas de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Segundo o coordenador do Ministério da Saúde, a vigilância foi intensificada e estão sendo fornecidas informações às sociedades médicas e à rede pública de saúde. Essas ações de combate utilizam a estrutura de controle da dengue que já existe no país.


Fonte: Castro Digital


Agora com mais uma doença transmita pelo Aedes aegypti, a população vai fazer a sua parte e vai lutar contra o mosquito, ou vai continuar achando que é normal ser abatido por um ser tão pequeno? Os governates tem de fazer, isso sabemos, mas nós também temos obrigação nessa luta.

Por Equipe Enfermagem Simples




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feridas na enfermagem: tudo o que você precisa saber

Fluoxetina: um antidepressivo que não serve para emagrecer

Fundamentos da Enfermagem: Prepare-se para Concursos no Enfermagem Simples!